Problemas na Instalação de Impressoras no Windows 7

30, julho, 2013 Sem comentários

Olá!

O post de hoje é sobre um problema que enfrentei uns dias atrás, referente a instalação de impressoras no Windows 7 (64 bits Home Edition).

Tudo começou quando comprei uma impressora Epson XP-204 para utilizar em casa. Esta impressora é uma multifuncional (inclui scanner), tem suporte a WiFi e um baixo custo, o que me atraiu bastante.

Pois bem, ao chegar em casa iniciei o procedimento de instalação da impressora (no meu notebook Dell XPS15): colocação dos cartuchos, carga da tinta e instalação do software. Apesar de pretender utilizá-la com conexão WiFi a configuração inicial deve ser feita via USB, por isso, deixei o cabo desconectado durante a instalação, conforme determina o guia de instalação da mesma.

Na parte final do procedimento de instalação o software solicitou que o cabo USB fosse conectado. Após a conexão o Windows sinalizou a conexão de um novo dispositivo USB, um balão popup apareceu informando da instalação do driver e após alguns minutos ouço o som de erro da USB e uma mensagem de que o driver não pode ser instalado. Começava aí a minha saga de instalação de impressoras no Windows 7…

Leia mais…

Categories: Geral

Otimização de código C e C++ para Sistemas Embarcados

28, julho, 2013 2 comentários

Aqui está o vídeo da minha apresentação no seminário de C & C++ para sistemas embarcados de 2008!

Homenagem ao Alberto Fabiano

26, julho, 2013 Sem comentários

Boa tarde pessoal,

Há uma semana atrás (19/07/2013) faleceu um grande ser humano, de humildade e inteligência ímpares. O Alberto Fabiano ou Techberto era uma cara muito gente boa, de grande simpatia e inteligência, mente ativa na comunidade de programadores e hackers do Brasil e também um dos sócios fundadores do Garoa Hacker Club. Tive a oportunidade de conhecê-lo no seminário de C&C++ para sistemas embarcados em 2008 e desde então nos tornamos amigos, ainda que a amizade permanecesse na esfera virtual da internet.

Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do Alberto e registro aqui todo o respeito e admiração que tinha pela pessoa incrível que ele era.

Descanse em paz Alberto!

Categories: Geral

Cuidados quando se utiliza a biblioteca FSL e a depuração in-circuit no RL78

25, julho, 2013 2 comentários

Olá pessoal,

Outro dia me deparei com um problema bastante estranho no RL78: uma aplicação estava escrevendo no endereço 0xFC00 e seguintes da flash (bloco 63) de um R5F100AEA (um RL78/G13 de 30 pinos com 64kiB de flash e 4kiB da RAM). Para a minha surpresa, sempre que ocorria a tentativa de escrita na flash (utilizando a biblioteca FSL) a sessão de depuração era encerrada com erro e ao ressetar o microcontrolador a aplicação simplesmente não executava mais!

Inicialmente suspeitei que o código da aplicação pudesse estar sendo apagado da flash (por estar apagando um bloco errado da memória), mas esta possibilidade foi rapidamente afastada pois não havia nenhum problema com o código fonte: havia apenas um comando de apagamento e ele era direcionado ao bloco 63 (endereços 0xFC00 a 0xFFFF).

Após diversas verificações e sessões de depuração percebi que a execução do programa (chamada das funções de apagamento do bloco e escrita de dados) eram executadas corretamente quando feitas através do passo-a-passo do depurador, mas assim que eu clicava em “run” a aplicação falhava (travava) e o depurador E1 perdia contato com o microcontrolador alvo.

Leia mais…

Categories: RL78

Medição de Distância com Sensor Ultrassônico e RL78

3, julho, 2013 4 comentários

Olá pessoal!

Após a correria de lançamento do meu último livro, volto a postar um artigo técnico aproveitando um dos exemplos do livro. Neste artigo mostro como utilizar um sensor ultrassônico HC-SR04 para efetuar a medição de distâncias (até cerca de quatro metros) de forma simples e barata.

O sensor propriamente dito consiste numa pequena placa de circuito impresso contendo dois transdutores de ultrassom (um transmissor e um receptor), além de circuitos para geração e recepção do sinal de US. A figura abaixo mostra o sensor e a pinagem do mesmo.

HC-SR04

Leia mais…

Categories: Microcontroladores, RL78

Livro Microcontroladores RL78: Guia Básico Disponível para Download!

17, junho, 2013 Sem comentários

Pessoal,

Finalmente o livro está disponível para download gratuito!

Para fazer o download do livro basta clicar na imagem do mesmo abaixo:

rl78

 

O material para download (arquivos de exemplo e bibliotecas) pode ser baixado AQUI.

Boa leitura a todos!

Categories: Microcontroladores, RL78

Novo livro disponível: Microcontroladores RL78 Guia Básico!

12, junho, 2013 Sem comentários

Olá Pessoal!

Finalmente o meu novo livro está disponível para venda!

rl78

 

O livro aborda a linha RL78 de microcontroladores de 16 bits da Renesas. Ao longo de 297 páginas o livro aborda em detalhes a família RL78/G13, incluindo detalhes da CPU e modelo de programação, periféricos (como portas de E/S, timers, ADC, portas seriais, etc.) até temas mais avançados como DMA, gravação da flash, etc. O livro está disponível na versão impressa, publicada através da Perse e também em versão eletrônica, distribuída gratuitamente em formato PDF.

A página do livro possui também os arquivos de exemplo para download. A versão eletrônica deverá estar disponível em breve!

Categories: RL78

Utilizando o Modo de Comparação do CCP do PIC18

23, maio, 2013 Sem comentários

Neste artigo eu falo um pouco sobre o modo de comparação das unidades CCP dos PIC18.

O modo de comparação funciona praticamente como o recíproco do modo de captura, ou seja, a contagem proveniente do temporizador de referência é constantemente comparada com um valor programado nos registradores do CCP (CCPRxH e CCPRxL). Quando a contagem do timer atinge o valor programado um evento de comparação é disparado originando por sua vez um dos seguintes eventos:

  1. O pino de saída (RC2/CCP1 ou RC1/CCP2 conforme o módulo) é setado;
  2. O pino de saída é apagado;
  3. O pino de saída tem o seu estado invertido (0->1 ou 1->0);
  4. O pino de saída não é alterado;
  5. Um evento especial é disparado (no caso do CCP1 este evento provoca o reset do timer 1 e no caso do CCP2 este evento provoca o reset do timer 1 ou timer 3 e também inicia uma conversão do ADC caso o mesmo esteja ativo).

Em todos os casos o evento de comparação também seta o flag de interrupção do módulo (CCP1IF ou CCP2IF).

Esta funcionalidade pode ser utilizada para gerar sinais periódicos, modificando o estado de um pino a cada intervalo de tempo ou gerando interrupções periódicas.

O figura abaixo mostra que, no instante em que a contagem do timer 1 atinge o valor programado nos registradores de comparação do canal 1 (CCPR1H e CCPR1L), um evento de comparação é gerado, fazendo com que o estado do pino CCP1 seja invertido. A ISR do CCP1 deverá providenciar a recarga dos registradores CCPR1H e CCPR1L com o valor desejado para a próxima comparação.

PIC18_CCP

Leia mais…

Categories: Microcontroladores, PIC
%d blogueiros gostam disto: